Compliance

No Grupo Volkswagen, a conformidade é: adesão aos requisitos legais, políticas empresariais internas, princípios éticos e valores auto-impostos para a protecção da empresa e das suas marcas.

 

Uma empresa só pode ter sucesso sustentável se agir com integridade, cumprir as leis e respeitar os seus compromissos voluntários e princípios éticos. A conformindade tem de estar presente no dia-a-dia de todos os trabalhadores do Grupo.

O Código de Conduta do Grupo  Volkswagen constitui a base de todas as decisões e serve de orientação para um comportamento eticamente correcto.  Outras publicações do Grupo Volkswagen oferecem informações e conselhos mais detalhados.

O nosso Sistema de Denúncia

O cumprimento dos regulamentos legais e das regras internas e os princípios estabelecidos no nosso Código de Conduta e no Código de Conduta para Parceiros Comerciais tem prioridade máxima na Volkswagen Group Services Iberia. O sucesso da nossa empresa baseia-se na Integridade e Compliance. Para cumprir estas normas, é importante identificar a má conduta de potenciais colaboradores ou fornecedores e pôr termo a isso. Por isso, confiamos ao Gabinete Central de Investigação a tarefa de operar um sistema de denúncia independente, imparcial e confidencial em nosso nome.

Um pilar-chave do nosso Sistema de Denúncia é o princípio da equidade processual. Garante ainda a maior proteção possível para denunciantes, pessoas implicadas e funcionários que contribuem para a investigação de conduta imprópria.

Isto também inclui oferecer oportunidades para relatórios e comunicações anónimos. Garantimos que não tomaremos quaisquer medidas para identificar denunciantes anónimos, que não usam indevidamente o nosso Sistema de Denúncia. Não serão toleradas represálias de denunciantes e de todas as pessoas que contribuam para investigações na Volkswagen Group Services Iberia. As pessoas implicadas são consideradas inocentes até que o incumprimento seja provado. As investigações serão conduzidas com a máxima confidencialidade. A informação será processada num processo justo, rápido e protegido.

Como processamos o seu relatório?

Os colegas qualificados e experientes do Gabinete de Investigação examinam todos os relatórios por potencial má conduta por parte de um funcionário do Grupo Volkswagen e acompanham-no sistematicamente.  Primeiro, receberá um comprovativo de entrega. O Gabinete de Investigação avalia então o seu relatório. Isto inclui a recolha de factos, particularmente do denunciante. Só se esta avaliação inicial mostrar motivos para suspeitar de um incumprimento será iniciada uma investigação por uma Unidade de Investigação dedicada. Posteriormente, os resultados do inquérito serão avaliados pelo Gabinete de Investigação e serão recomendadas as medidas adequadas. Informações sobre o estado* e o resultado do procedimento ser-lhe-ão entregues sem demora injustificada.

As potenciais violações do Código de Conduta para Parceiros Comerciais por parte de fornecedores, incluindo riscos graves e violações de direitos humanos e ambientais por fornecedores diretos e indiretos, podem também ser comunicadas ao Gabinete de Investigação - bem como relatórios que exijam medidas imediatas. O Gabinete de Investigação informará os departamentos responsáveis, que irão processar o assunto em conformidade. Isto inclui, em particular, a tomada das medidas necessárias para minimizar ou acabar com violações e/ou riscos.

Mais informações sobre os princípios processuais do Procedimento de Reclamações do Grupo Volkswagen aqui.

* O tempo de processamento varia consoante o objeto do procedimento

Tem alguma preocupação ou feedback sobre um produto ou serviço da Volkswagen Group Services Iberia?

Se tiver alguma dúvida sobre a Volkswagen Group Services Iberia, feedback ou reclamações sobre serviços fornecidos pela Volkswagen Group Services Iberia ou pelos nossos parceiros de negócio, contacte-nos através dos nossos contactos gerais: geral@volkswagen-groupservices.com

Pedimos que compreenda que o Sistema de Denúncia, infelizmente, não pode processar reclamações de clientes.

Como denunciar?

O Sistema de Denúncia oferece vários canais para denunciar potenciais condutas erradas dos funcionários que permitem uma rápida revisão e reação por parte da nossa empresa, se necessário. 

No entanto, tal não afeta o direito legal de contactar as autoridades designadas, tal como descrito a seguir.

Linha direta 24/7

Pode fazer um relatório 365 dias do ano, durante 24 horas do dia, utilizando o número gratuito internacional:

+800 444 46300*.

Se o seu fornecedor de telefone local não suportar o serviço gratuito, pode ligar para o seguinte número (pago):

+49 5361 946300.

*Dependendo do país de onde está a ligar, é possível que a linha telefónica internacional gratuita não esteja disponível, uma vez que alguns fornecedores de redes telefónicas não suportam o serviço. Em caso afirmativo, utilize o número de encargos oferecido ou o número específico do seu país:

País

Número gratuito

Número local

Brasil

0800-5912743

021-23911381

México

001-800-4610242

0155-71000355

República Eslovaca

0800-002576

02-33325602

EUA

833-6571574

908-2198092

África do Sul

0800-994983

021-1003533

Malásia

1-800-819523

0154-600099

Argentina

0800-6662992

011-52528632

Alemanha

0800 444 46300

05361-946300

 

Canal de Denúncia Online

Tem a opção de usar uma plataforma online para contactar o Gabinete de Investigação em muitos idiomas. Este sistema é confidencial e tecnicamente seguro.

Mesmo que o seu idioma não seja oferecido no canal de reporte, pode utilizar qualquer idioma para submeter o seu relatório. Também pode contactar o Gabinete de Investigação em qualquer idioma por e-mail ou correio.

Aqui está o link da plataforma: https://www.bkms-system.com/bkwebanon/report/clientInfo?cin=22vwgroup16&c=-1&language=eng

Provedores de Justiça

O Grupo Volkswagen nomeou advogados externos para atuarem como Ombudspersons. Aconselham o Sistema de Denúncia e asseguram que os relatórios de denunciantes são encaminhados anonimamente para o Gabinete de Investigação, se aplicável.

Se quiser entrar em contacto com as Ombudspersons, pode encontrar os seus dados de contacto aqui: https:// www.ombudsmen-of-volkswagen.com/

E-Mail

Pode entrar em contacto com o Gabinete de Investigação através do e-mail io@volkswagen.de

Endereço postal:

Endereço postal:

Gabinete Central de Investigação

Caixa 1717

38436 Wolfsburg Alemanha

 

Pessoalmente:         

Por favor marque uma consulta com antecedência escrevendo um e-mail para io@volkswagen.de.               

Tem alguma pergunta?

Perguntas ou sugestões de melhoria relativas ao Sistema de Denunciantes também podem ser dirigidas ao Gabinete de Investigação.

Se foi entrevistado no âmbito de uma investigação, tem a possibilidade de dar feedback aos Ombudspersons como órgão independente.

Além disso, a nossa função local de Integrity, Risk Management & Compliance também pode ser abordada quanto a todos os assuntos do Sistema de Denunciantes através de compliance.iberia@volkswagen-groupservices.com

 

Mais informações & downloads

Código de Conduta

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen é a base de uma conduta ética e responsável. Contém exemplos relevantes e práticos que oferecem orientação, assistência e aconselhamento no nosso trabalho diário. Ajuda-nos a identificar erros e a responder adequadamente. Porque no Grupo Volkswagen, fecharmos os olhos nunca pode ser a solução correta.

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Código de Conduta para Parceiros Comerciais

Os requisitos que se seguem explicitam as expectativas do Grupo Volkswagen para as posições e o comportamento dos parceiros comerciais na sua atividade empresarial, em especial dos fornecedores e parceiros de vendas.

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Declaração do Grupo Volkswagen sobre direitos sociais, relações industriais e “Empresas e Direitos Humanos”

Com esta declaração, o Grupo Volkswagen documenta os direitos e princípios sociais fundamentais como parte integrante de sua política empresarial.

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Termos e Condições Gerais da Ordem de Compra

No grupo Volkswagen privilegiamos a relação com os nossos parceiros comerciais. Trabalhamos diariamente em estabelecer relações de longa-prazo com os nossos parceiros, assentes numa política de proximidade.

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